Diego Marchesin

Gestão de estoque consciente.

Para responder à pergunta do título deste artigo precisaremos começar pelo problema da gestão de estoque desatenta. Para alguns o termo “estoque” é sinônimo de lucro e estratégia, para outros é uma dor de cabeça sem fim.

É a parte crítica de qualquer hashtag#negócio de quem lida com o armazenamento e venda de produtos físicos e infelizmente muitas empresas negligenciam esse aspecto fundamental da operação até os prejuízos chegarem ao teto. E como hashtag#resultado vem problemas que sem o devido tratamento são devastadores ao sucesso da empresa.

Um dos principais problemas, O EXCESSO DE ESTOQUE pode levar a perda de dinheiro devido a vencimento, obsolência, além de ocupar espaço de armazenamento valioso. Outro risco gerado é o de avarias que demandam custos extras para recuperação ou descarte.

No outro lado da balança, A FALTA DE ESTOQUE também pode ser um problema sério quando uma empresa não tem o suficiente de um produto para atender à demanda perdendo VENDAS E CLIENTES para a concorrência.

Esses não são os únicos problemas pois não saber exatamente o que se tem em estoque é tão grave quanto ter excesso ou escassez de produtos.

A empresa pode acabar comprando o que já possui ou vendendo o que não possui prejudicando a experiência do cliente, o que leva a mais desperdício de recursos e perda de credibilidade no mercado.

Por todas essas razões para aqueles que desejam ter vantagem competitiva é crucial que IMPLEMENTEM UMA GESTÃO DE ESTOQUE consciente e eficiente garantindo que o estoque seja mantido em NÍVEIS ADEQUADOS e que haja um acompanhamento constante. Desta forma é possível economizar dinheiro, melhorar a satisfação do cliente e maximizar seus lucros se unido com a capacitação dos colaboradores que atuarão na linha frente.

E você já vendeu algo que teve de cancelar por que não acharem no estoque? Já teve que convencer um cliente a trocar o pedido? Deixa nos comentários, faça parte deste bate papo.

Na próxima parte deste artigo dividido em três parte, vamos explorar algumas das maneiras pelas quais as empresas podem implementar uma gestão de estoque consciente e eficiente.

Não fique de fora, se inscreva no nosso newsletter DO OPERACIONAL AO ESTRATÉGICO e receba em primeira temas superbacanas a atualizados para crescermos em conhecimento e networking.

Até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *